Abrir uma Start’up de engenharia civil. A febre do momento
A palavra de moda hoje é start’up, e na engenharia não é diferente. É um sonho quase que comum entre os engenheirandos criarem uma start’up de engenharia civil. Isso ocorre pois estamos em um momento diferente. A tecnologia cresceu vertiginosamente e hoje podemos transformar diversas atividades manuais e repetitivas em um processo automatizado.
Já abordei este assunto aqui em outro post sobre novas tecnologias, acredito que daquele dia em que fiz aquele post, para hoje que estou escrevendo aqui para você, diversas oportunidades já surgiram ou se consolidaram. Realmente é um mundo novo e apaixonante, posso lhe afirmar com segurança pois minha start’up já completa quase 3 anos.
Só que se você está querendo entrar neste mundo, a preparação é primordial, e eu estou falando de muito tempo de estudo mesmo. Isso é um pré requisito para você não cair nas armadilhas que existem por ai ou se “apaixonar pelo canto da sereia”.
Devido a grande procura por este tipo de informação aqui no engenharia:minuto ou nos nossos grupos de whatsapp busquei essa entrevista com uma start’up de engenharia civil que realmente vai abrir seus conhecimento. Clique abaixo e assista a entrevista:
Não é tão simples quanto parece…
Quando falamos que estamos na vanguarda da tecnologia, por si só, isso já nos deixa em estado de euforia pois este fato nivela todos os tipos de empresários, dos mais robustos até as garagens de cidadezinhas que teem alguns jovens ainda com espinhas no rosto desenvolvendo um novo produto ou serviço.
É claro que muito disso se vê nas histórias que estão ocorrendo agora no vale do silício nos Estados Unidos. Quem nunca sonhou em ser o próximo Steave Jobs ou Elon Musk? Mas os sonhos param por ai, chega um momento na sua start’up que as coisas ficam sérias e o jogo volta a ser de gente grande.
Este foi o caso do Arquiteto Fabiano, que brilhantemente vem conduzindo com sua equipe o software Gerencia Obras. Ele conseguiu colocar em prática um projeto até então pouco acessível para pequenos construtores ou empreiteiros. O principal diferencial é o alto grau de ferramentas e o baixo custo da mesma.
Perguntas desta entrevista
Coloquei abaixo algumas das principais perguntas que fiz pra ele, que acredito que irão lhe auxiliar a pensar ou validar a sua ideia de start’up de engenharia civil:
- Eu conheço diversas start’ups que tiveram essa ideia de fazer um software para gerenciar obras. Mas poucas conseguiram botar para rodar no campo? Como que vocês conseguiram tirar isso do papel?
- Qual eram as principais dificuldades antes de colocar o gerencia obras na sua empresa?
- Há diversos softwares que fazem gestão de obras ou coisas semelhantes, contudo custam uma fortuna. Vocês conseguiram fazer um software deste nível e por um valor radicalmente barato. Como vocês conseguiram isso?
- Vocês têm noção que o que vocês fizeram e pelo valor que vocês apresentam isso vai causar uma revolução no mercado? Antes só as construtoras poderosas podiam ter essas tecnologias. Vocês vão dar um arsenal de ferramentas para o construtor tudo na palma da mão. O que você espera que mude na vida do empreiteiro?
- O sistema é composto por vários módulos de gestão. Na prática, o que o empreiteiro sente depois que começa a usar?
- Todo mundo fala que gestão é uma técnica preciosa, que melhora e dá resultado. Só que é difícil ter tempo para fazer um MBA ou uma pós-graduação nessa área. Como vocês conseguiram colocar todas essas técnicas dentro do sistema?
Note que ele deu total importância à necessidade do cliente, e se você realmente entender que isso é o mais importante para o seu negócio eu já me sentirei muito feliz. Realmente a maioria dos projetos que eu conheço não focam no cliente e é sempre esse o fator determinante de encerramentos das atividades de um projeto.
Espero que estas informações tenham sido úteis para vocês.
Segue link para fazer o cadastro no Gerencia Obras
Grande Abraço
Erick Ruas
O post Start’up de Engenharia Civil – O Olhar de Quem Está Dentro do Jogo apareceu primeiro em Engenharia Minuto. Difundindo o conhecimento de Engenharia e Construção Civil.