Quantcast
Channel: Engenharia Minuto. Difundindo o conhecimento de Engenharia e Construção Civil
Viewing all articles
Browse latest Browse all 50

Parceiros indesejados na Engenharia – Cuidado

$
0
0

Parceiros indesejados! Isso acontece.

Em época de crise é normal buscarmos várias saídas para conseguirmos manter o nosso caixa estável. Nestes momentos a busca por compor negócios com parceiros fica frenética e tudo em busca de conseguir fechar negócio com o seu cliente. Isso é totalmente salutar acontecer, mas as vezes, sem querer, colocamos parceiros indesejados dentro de nossos projetos.

 

 

Ai que mora o perigo!

Sim, pois no momento de fechar negócio todos os envolvidos são amigos, tem objetivos em comum, é como se todos se dessem as mãos em prol de um mundo melhor igual a um comercial de margarina. Realmente o mercado não é assim. Ao passar do tempo os objetivos se destoam e as coisas mudam. As contas chegam, os erros, os problemas e isso sem contar com a má fé.

Neste vídeo eu falo de forma rápida o que pode acontecer quando colocamos para dentro de nossa empresa de engenharia uma parceria indesejada:

“Todo mundo é legal até a página 2”

Sim, não estamos num mundo colorido que todos se amam e sempre vão trabalhar em prol do grupo. Falo isso por experiência própria.

Só que não podemos ficar reclamando do jogo e sim temos que nos precaver. Por isso seguem algumas dicas.

Em virtude da correria do dia a dia presente em um projeto de engenharia, é normal passarmos algumas demandas para outras pessoas. Você como empresário deve definir o que pode ser passado ou o que não pode ser passado.

Tive uma experiência a pouco tempo que uma empresa que eu presto consultoria disponibilizou o contato direto com o cliente para um prestador de serviço.

O mais engraçado é que quem deu a ordem foi a secretária da própria empresa. E ela mesma fez a solicitação porque ela estava com muito serviço.

 

Parceiros indesejados

 

Adivinha no que deu?

O terceiro desta empresa (que por motivos óbvios não vou citar o nome) se aproximou do cliente, passando as medições diretamente para o mesmo. Em determinado momento o cliente somente perguntou se este terceiro seria capaz de fazer o mesmo serviço, porém mais barato. Dito e feito, o cliente no projeto seguinte fechou um novo projeto com este terceiro.

Podemos falar horas sobre a ética e os princípios morais que faltaram nesta transação. Isso é um risco inerente ao nosso mercado de engenharia. O que eu quero que você preste atenção é que em determinado momento a própria empresa entregou a este e a outros parceiros indesejados o que ele tinha de mais precioso. O relacionamento com o cliente dele.

Em outros posts eu comento um pouco sobre  como é difícil conseguir novos clientes na engenharia.

Espero ter ajudado!

Erick Ruas

 

O post Parceiros indesejados na Engenharia – Cuidado apareceu primeiro em Engenharia Minuto. Difundindo o conhecimento de Engenharia e Construção Civil.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 50