Você sabe o que é uma Curva S?
Sabe como utilizar a Curva S no seu projeto?
Nos dias de hoje, os projetos são longos e possuem muitas atividades que envolvem vários recursos e consomem grandes quantias de dinheiro. E o gerente de projeto precisa calcular o avanço da obra ao longo do tempo.
Como fica impossível somar o andamento das atividades em termos de quantitativos, deve-se recorrer a uma solução mais prática que permita colocar o avanço da obra em um mesmo referencial.
E como sabemos, a evolução de um projeto não se desenvolve com tanta rapidez, pois conta com o apoio de outros recursos, como as atividades simultâneas.
O trabalho executado, geralmente começa em ritmo lento, depois passa progressivamente a um ritmo mais intenso, e quando se aproxima do fim, esse ritmo começa a decrescer.
Esse mesmo aspecto lento-rápido-lento é verificado com o custo ao longo do andamento da obra.
Agora, pense no trabalho ou no custo acumulado. Se qualquer um desses parâmetros for plotado em um gráfico em função do tempo, a curva apresentará a forma de uma letra “S”. Daí o nome Curva S.
Ou seja, a curva S nada mais é que um eficiente e facilitador instrumento gerencial de acompanhamento de projetos, sendo utilizado em obras com o intuito de colaborar com a verificação do planejado X realizado, custos, prazos de entregas e tendências de forma instantânea, melhorando o controle do seu projeto.
Ao montar o planejamento da sua obra, você obtém o cronograma e, decorrente, a curva S, seja ela de avanço físico ou monetário. Essa curva geralmente reflete o progresso do projeto, que adquire seu aspecto ondulante.
Pensando nisso, eu agrupei 5 dúvidas comuns sobre a Curva S e resolvi responder no vídeo acima. Veja:
# O que eu posso medir com a Curva S? Quantas Curvas S são necessárias?
# Se a Curva S estiver acima da base line, isso é bom?
# Se a Curva S seguir o planejamento, isso significa que eu estou em dia com o cronograma (sem atraso)?
# A Curva S de trabalho e custo, são iguais?
# Eu consigo gerenciar uma obra somente com a Curva S?
E aproveitando o tema, eu respondi também a dúvida de um de nossos seguidores. Ele perguntou se é possível fazer a Curva S no MS Project. O que você acha? É possível?
Bom, esta e as outras respostas você confere no vídeo acima. Por isso, assista, tire suas dúvidas e aproveite o conteúdo.
E se você gostou dessas dicas e precisa saber mais sobre como utilizar a curva S e todos os seus benefícios, clique no botão abaixo, inscreva-se no treinamento Planejamento de Obras – Controle e Execução e não perca a grande oportunidade de se diferenciar dos demais profissionais!
Forte abraço,
Erick Ruas